Flickr Images

13 outubro 2016

Inferno - Dan Brown

Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Em "Inferno" o professor e simbologista Robert Langdon embarca em sua quarta aventura. Ele acorda em um hospital em Florença, Itália, após sofrer um tiro na cabeça e sem lembrar de nada das últimas 48 horas. logo após ele é atacado novamente mas consegue fugir com a ajuda da Dra. Sienna Brooks. Sienna mostra um estranho objeto que Robert tinha consigo e que pode ajudar a esclarecer os fatos que estão acontecendo. O objeto projeta um uma imagem muito conhecida e juntos os dois embarcam em um missão para salvar o mundo seguindo pistas escondidas nas imagens de um quadro de Botticelli e nos versos de Dante Alighieri.

Esta é uma das mais impressionantes obras de Dan Brown, talvez porque neste livro toda a humanidade está ameaçada e também porque o conflito apresentado nos leva a uma reflexão sobre a nossa existência.


"NESTE LOCAL, NESTA DATA, O MUNDO FOI TRANSFORMADO PARA SEMPRE."

Esse conflito é iniciado com Bertrand Zobrist, um geneticista rico, famoso e extremamente inteligente que acredita que através da tecnologia a humanidade alcançará um novo patamar na evolução porém não teremos tempo para que isso aconteça já que caminhamos a passos largos rumo a extinção por causa da superpopulação, já que o número de pessoas cresce em ritmo exponencial. E qual a forma mais óbvia para acabar com o problema de pessoas demais no planeta? Morte. De bilhões de pessoas. É isso que Bertrand nos faz acreditar que são seus planos e é nisso que Langdon, a OMS e outros acreditam que irá acontecer caso não encontrem o local onde será liberado a criação de Bertrand. Uma criação que pode ser comparada a peste negra que dizimou milhões de pessoas durante a Idade Média.
Mas salvando o mundo agora talvez eles possam estar colocando a humanidade em extinção. Então será que vale a pena sacrificar uns para um bem maior?
Mas existe outro jeito de conter a superpopulação sem que isso termine num rio de sangue e foi nisso que Bertrand pensou. Só não sei dizer se isso foi melhor ou pior. E ele não deixará que nada atrapalhe seus planos e sim, sua criação mudou o mundo.
Não sei se ele é um louco ou um gênio, um vilão ou um herói. Mas ele foi capaz de mudar o mundo e ainda desenvolveu um tipo de tecnologia genética revolucionária.

Quem já leu outros livros de Brown sabe que ele é um mestre em ocultar o verdadeiro caráter de seus personagens. Ele constrói e reconstrói esses personagens nos manipulando a seguir pistas que nos levam a caminhos errados para por fim revelar a verdade e nos deixar com uma sensação de traição. Por isso ninguém é confiável até a última página e o livro dá tantas reviravoltas que parece que estamos numa montanha russa.
Como sempre ele descreve os detalhes com uma riqueza impressionante desde os locais, obras de arte até os pensamentos dos seus personagens.
A principal obra que Dan se dedica é o livro “A Divina Comédia” do poeta italiano Dante Alighieri mas como sempre ele não se prende a um determinado assunto e acaba se envolvendo com questões cientificas, religiosas e politicas.

Brown é um mestre em esconder segredos mas é ainda melhor quando os revela!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Seu comentário é sempre bem-vindo!
Se quiser receber novidades sobre o blog, siga-nos!
E não se esqueça de deixar o seu link para que eu possa visitá-los...
Volte sempre!